1. Como funciona o turismo em Barreirinhas nos Lençóis Maranhenses?
De fato, somos agências de turismo unidas e praticamos com frequência o que chamamos de: troca de pax. Para exemplificar é o seguinte: suponhamos que a agência ‘A’ vai sair com seu carro para a Lagoa Bonita e a agência B vai para Atins. Os clientes que procurarem a agência A para fazer o passeio de Atins são enviados para agência B e vice e versa. Facilita muito a logística e todo mundo se entende.
2. É importante saber sobre os Lençóis Maranhenses?
2.1 – O deslocamento até os Lençóis.
Da capital São Luís até a cidade de Barreirinhas são aproximadamente 250km. Os traslados ocorrem em vans, carros, ônibus ou avião.
Outra maneira é vir por Jericoacoara/Parnaíba. As opções são de avião, ônibus (não existe ônibus direto), taxi e carro. De carro, segue-se pela CE 085, BR 402, MA 345, MA 034, MA 315 até a MA 225, passando pelas cidades Camocim, Barroquinha, Chaval, Parnaiba, Tutoia e Paulino Neves.
Sobretudo aos que vem de São Luís em vans compartilhadas, vale ressaltar que os atrasos são comuns e comunicação com os motorista que irá fazer o seu embarque não é muito boa.
2.2 – Os três principais pontos de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O Parque todo tem aproximadamente 155 mil hectares e está dividido entre três municípios maranhenses, são eles Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas.
Sem dúvidas, Barreirinhas é a cidade com maior infraestrutura para receber turistas. É onde existem opções variadas de hospedagens e restaurantes. Outro local que está em pleno desenvolvimento é o povoado de Atins que fica localizado na foz do Rio Preguiças. O vilarejo já conta com restaurantes e pousadas, e é conhecido mundialmente pelos ventos constantes favoráveis para a prática de kitesurf. Santo Amaro, que apesar de ficar mais próximo ao Parque, começou a se desenvolver a pouco tempo e a construção da ponte facilitou o acesso à cidade e o crescimento turístico da região.
Em Primeira Cruz o principal acesso é fluvial, a dificuldade de acesso contribui para o baixo desenvolvimento do turismo na região. Veja mais detalhes sobre os 3 lugares. Clique aqui.
2.3 – Leis que regem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
O lugar que conhecemos como Lençóis Maranhenses, os mais antigos chamam de Morraria. compreende uma grande parte do litoral oriental do Maranhão. Rico em fauna e flora é o único deserto úmido do planeta. Ele foi transformado em área de preservação federal em 1981, através do DECRETO Nº 86.060, DE 02 DE JUNHO DE 1981
Art 2º – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem por finalidade precípua proteger a flora, a fauna e as belezas naturais, existentes no local, ficando sujeito, ao regime especial do Código Florestal, instituído peIa Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965.
Portaria 199 de 18 de Maio de 2017 – ICMBIO
Áreas naturais apresentam riscos, tais como areia movediça, choque térmico, afogamento, rajadas de vento, isolamento, animais peçonhentos, entre outros, sendo o visitante o maior responsável pela própria segurança.
É proibido
Transitar em veículos motorizados sobre as dunas fixas e móveis, com ou sem vegetação.
Ingressar com animais domésticos.
Usar óleos bronzeadores e produtos de higiene pessoal no interior das lagoas, sendo permitido apenas o uso de protetores e bloqueadores solar.
Entrar com qualquer produto que possa causar contaminação ao solo, corpos d’água e o ar. Provocar estampidos, emitir gritos, e fazer barulhos que possam perturbar a fauna local, como fogos de artifício, por exemplo.
Acender fogueiras, fazer churrasco e soltar balões dentro do Parque. Jogar lixo de qualquer espécie no interior do Parque e nos locais de acampamento. Todo lixo produzido pelos visitantes, inclusive papel higiênico, deve obrigatoriamente ser por eles recolhido e trazido de volta.
O porte de toda e qualquer arma branca (faca com mais de 12cm de lâmina) ou de fogo, inclusive atiradeiras, armadilhas, facões, foices e similares. Coletar plantas, flores e sementes.
Caçar, capturar, molestar ou perseguir animais silvestres. Gravar nomes, datas ou sinais nas pedras, árvores, imóveis, placas ou outros bens do Parque. Utilizar atalhos e/ou áreas interditadas.
Deixar de apresentar o documento que autoriza sua permanência no Parque, quando solicitado pelos agentes de fiscalização. Negar-se a identificação pessoal, quando solicitado pela fiscalização.
Consumo de bebida alcoólica e de quaisquer outras substâncias consideradas entorpecentes no interior do Parque.
3. Qual aeroporto para ir para os Lençóis Maranhenses?
Barreirinhas já possui aeroporto recebendo voos comerciais, contudo, o preço das passagens não são nem um pouco atraentes. Então, o aeroporto mais próximo é o Marechal Cunha Machado que fica na capital do estado, São Luís, aliás o estado é o Maranhão ( acredite, é uma dúvida frequente ). veja essa postagem falando somente sobre o voo. clique aqui.
4. Quanto tempo para ir do aeroporto de São Luís para Barreirinhas?
Certamente 4 horas de viagem. Porém é bom ficar atento aos horários de saídas regulares das vans. Uma solução bem comum são os taxis compartilhados. Duas empresas de ônibus operam no trecho São Luís/Barreirinhas/São Luís que apesar de ser a opção mais barata, tem um tempo de viagem maior por conta das paradas. A viagem pode durar até 5 horas.
5. O que fazer em 3 dias em Barreirinhas?
Várias atividades podem ser feitas no PARNA Lençóis Maranhenses como:
Caminhada, Contemplação, Recreação na água, Passeio 4×4, Observação de céu noturno, Ciclismo – fatbike, Cavalgada, Canoagem, Sandboard, Pernoite, Voo Panorâmico, Paraquedismo – pouso, kitesurf, passeio de lancha, passeio de quadriciclo, boia cross, entre outras. Cada uma sem seus respectivos locais pré-determinados.
Os principais passeios com saídas diárias são:
Circuitos Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa da Prata – Passeios de 4×4
Circuito Atins – Passeio de 4×4.
Circuito Caburé de lancha voadeira.
Circuito Caburé de Quadriciclo.
Sobrevoo
Trekking
Bate e Volta Santo Amaro
Flutuação no Rio Formiga
Passeios Culturais: Tapuio e Marcelino.
Se quiser umas dicas legais de restaurantes clica aqui, tem uma postagem especial falando sobre.
6. Tem peixe nas lagoas dos Lençóis Maranhenses?
Sim, peixinhos fofinhos, nada de peixes grandes. Várias lagoas dos lençóis maranhenses são perenes e é possível observar a presença dessas fofurinhas, que tem uma resiliência fora do comum. Nas lagoas que secam, os peixes põem os ovos, que ficam na lama onde existia a lagoa, e quando chove os ovos se abrem. Contudo não são em todas as lagoas que existem peixes.
No período das chuvas, algumas lagoas chegam a “estourar” e se juntam com outras lagoas ou até braços de rios, o que faz com que os peixes se espalhem.
Certamente o que há possibilidade de encontrar, sobretudo no trekking é a querida Pininga.
7. Tem que pagar para entrar nos Lençóis Maranhenses?
É cobrada apenas uma taxa de entrada, o chamado voucher. Todavia esse valor é pago pelas agências ao município. É dever das agências emitir os vouchers, sendo necessário o preenchimento de uma ficha com as informações dos visitantes.
8. Qual a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses?
O Parna Lençóis Maranhenses é lindo o ano todo, cada época tem sua beleza.
No período de estiagem que pode ir de Novembro à Janeiro o nível das lagoas fica baixo por conta da ação do sol e ventos fortes. As visitações acontecem nas lagoas perenes.
Nos períodos de Fevereiro à Maio o nível de água das lagoas é médio, elas estão enchendo, mas o clima é nublado e chuvoso.
O melhor período para aproveitar as lagoas cheias é de Junho à Outubro quando é possível contemplar o mais belo cenário dos Lençóis Maranhenses. O azul das lagoas por entre as dunas brancas, formando a paisagem perfeita que palavra nenhuma consegue descrever.
O nível de água das lagoas depende muito do volume de chuvas na região, é sempre bom se informar antes de planejar a viagem.
9. Qual o clima dos lençóis maranhenses?
O litoral do Maranhão possui duas estações, a chuvosa e a seca. Nos primeiros meses do ano, ocorre a estação chuvosa, que tem chuvas fortes e constantes e pode se estender até o mês de Maio. A partir de Junho começa a estação seca, com céu limpo e sol forte. O período dos ventos começa a partir de Agosto.
10. O que levar na bagagem para os Lençóis Maranhenses?
Para responder essa pergunta, vou usar um trecho dessa postagem especial sobre o que levar para os lençóis maranhenses. https://guiadebarreirinhas.com.br/o-que-levar-para-os-lencois-maranhenses/
Atualmente as temperaturas estão em torno dos 28º graus a noite e 33º graus durante o dia. Nesse sentido temos a umidade na casa dos 70%. Ou seja o clima é perfeito! Contudo, como todos sabem, na região nordeste, sobretudo nos locais próximos a linha do equador, o sol frita até o juízo. Com toda sinceridade, aqui o sol (m)castiga!
Então, certamente o que você não pode deixar de trazer, de jeito nenhum é o protetor solar e roupas com proteção UV. O resto, compra só uma havaina e vem. Aqui não usamos muito tênis, a não ser quando vamos praticar esportes, então fique a vontade deixar seu pé respirar nessas férias.
Seja como for, proteja-se do sol, o índice de UV na maior parte do ano é muito alto.