Qual é o destino mais combina com você? A resposta depende do quê você está buscando. Nesse post vamos falar um pouco sobre as peculiaridades de cada lugar e deixar você decidir por conta própria.
Certamente, gosto não se discute, porque cada um dos locais tem suas características distintas, portanto, o que pode ser um atrativo para um pode não ser para o outro.
Para resumir classifiquei em 3 categorias e dei uma nota. De 01 a 05. Vale ressaltar que não é sobre a qualidade que estamos falando e sim sobre a variedade. Em todas 3 tem ótimos lugares, basta encontrar o Guia certo.
Barreirinhas, mais estrutura.
- Acomodações 05
- Restaurantes 05
- Passeios 05
Se você procura um local com várias opções de pousadas, passeios, restaurantes entre outros serviços essenciais como farmácias, hospitais, agências bancárias e etc. Nos Lençóis Maranhenses de fato esse lugar é Barreirinhas.
Há opções para todos os bolsos. Nosso blog já tem algumas informações sobre o que fazer em Barreirinhas e onde se hospedar, mas estamos desenvolvendo um Mapa Guia conteúdos atualizados frequentemente, nosso objetivo é ajudar de verdade quem deseja conhecer os Lençóis.
Barreirinhas é também a cidade com a maior diversidade de passeios. Só para exemplificar, sobrevoo, lancha voadeira e executiva, quadri, utv, trekking, piquenique.
Atins, sossego e paz.
- Acomodações 03
- Restaurantes 03
- Passeios 02
Atíns é uma vila de pescadores, da comarca de Barreirinhas. Ideal para quem busca paz e sossego. É realmente um local para se desconectar do mundo, o tempo parece que desacelera.
Vem crescendo bastante nos últimos anos. Contudo, não hospitais, somente uma unidade básica de saúde. Hoje já tem uma farmácia com medicamentos básicos.
O turismo do kitesurfing vem transformando o local rapidamente. Hoje existem excelentes pousadas, mas vale ficar atento, o ticket médio diário é o mais alto dos Lençóis Maranhenses.
Atins é a queridinha dos famosos que visitam os Lençóis. A dificuldade no acesso a torna bem menos visitada e mais exclusiva. Não há tantas opções de restaurantes como Barreirinhas, mas em compensação as que existem são incríveis, uma mais gostosa que a outra.
Bom lembrar que a dificuldade logística implica em aumento dos preços. Então, se tem disposição financeira e gosta de sossego, paz e exclusividade, Atins é o lugar.
Diferente de Barreirinhas e Santo Amaro, em Atins não há várias agências com saídas diárias para passeios. A maioria é privativo. Sobretudo na baixa temporada.
Meu conselho pessoal é que se escolher Atins, faça a experiência do nascer do sol com café da manhã nos Lençóis Maranhenses. É simplesmente inesquecível.
Santo Amaro, tranquilidade e comodidade.
- Acomodações 03
- Restaurantes 03
- Passeios 04
Até pouco tempo atrás não havia pavimentação na estrada que liga o município de Santo Amaro à MA 225(rodovia de acesso aos Lençóis). Na verdade ele só veio a se emancipar politicamente em 1994. Antes era apenas um distrito de Primeira Cruz. Digo isso para lhe ambientar, pois apesar de haverem diversas opções de hospedagens e restaurantes. A estrutura da cidade ainda tem muito a evoluir.
Certamente favorecida pela sua localização geográfica, já fica coladinha com a região de dunas e lagoas. Diferentemente de Barreirinhas, onde é necessário percorrer por volta de 12/15km para se chegar às dunas lagoas. Em Santo Amaro, assim como em Atins 2/3km já e possível encontrar boas lagoas, a depender da época do ano.
Aos que viajam de carro gosto sempre de pedir cautela, pois o GPS costuma indicar ruas de areia, sem pavimentação, então, caso não esteja em um veiculo traçado, você pode atolar facilmente.
Para finalizar eu vou compartilhar o link com vocês do Mapa Guia, ainda está na fase de alimentação e acredito que nas próximas semanas estamos finalizando.