As chuvas no estado do Maranhão em abril de 2023 têm sido motivo de preocupação para os moradores, sobretudo pela região do Mearim, mas não a do litoral oriental, que é o caso dos Lençóis Maranhenses.
Certamente estamos considerando um dos invernos mais fracos dos últimos anos.
De fato o volume de água está bem menor que dos anos passados e isso pode representar um problema para os meses de Novembro, Dezembro e Janeiro.
Para quem ainda não sabe, o nome Maranhão também significa emaranhado de rios. Só o rio Mearim, com 930 quilômetros de extensão vem da serra da Menina e vai parar lá na baía de São Marcos. Entre a capital São Luís e o município de Alcântara. Na foz do Mearim encontra-se a maior área contínua de mangues do país – uma área de aproximadamente 30 mil hectares, mas esse é um assunto para outra postagem. Pois estou falando sobre isso para dizer que a região saiu nos jornais, foi outra, não a nossa.
Como se sabe, os Lençóis Maranhenses são uma das principais atrações turísticas do estado, com suas belas dunas de areia branca e lagoas cristalinas formadas pelas chuvas que ocorrem entre os meses de janeiro e junho. As chuvas também têm beneficiado outras regiões do estado, como a região do Baixo Parnaíba e o sul do Maranhão, que sofriam com a seca há anos. Com toda certeza as chuvas têm garantido o plantio e o desenvolvimento da agricultura e pecuária na região, além de melhorar a qualidade de vida das comunidades locais. Contudo, esse ano para nós aqui dos Lençóis, o inverno infelizmente foi fraco, choveu pouco.
Mas para quem está pensando em visitar os Lençóis Maranhenses, não precisa se preocupar. Estamos saindo para os passeios diariamente.
04 DIAS | PACOTE DE PASSEIOS | LENÇÓIS MARANHENSES
Valor por pessoa Modalidade: Compartilhado. Pacote de passeios 04 dias. Realizamos embarque na recepção da pousada (Verifique a distância permitida). Não incluso: Hospedagem, Alimentação e Traslado. Dia 01: Duas Lagoas. Dia 02: Atins. Dia 03: Santo Amaro. Dia 04: Caburé.